O Marketing Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de
Rede, já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor
de Vendas Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling
Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se formar.
Segundo a última divulgação feita pela ABEVD, em 2009 o setor registrou
um crescimento de 18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$
21,858 bilhões. O Brasil já é o quinto maior mercado mundial de Vendas
Diretas, embora o Marketing Multinivel ainda represente menos de 10%
desse faturamento. Parece pouco, mas vale lembrar que o Marketing
Multinível dobrou sua participação nos últimos três anos e vem ganhando
cada vez mais espaço na mídia.
Autores consagrados já se renderam ao Marketing de Rede, indicando-o
aos seus milhares de leitores e seguidores, por todo o mundo, como uma
das melhores alternativas à quem deseja empreender, mas não dispõe de
muito capital ou habilidade para gerir toda a complexidade de um negócio
tradicional. Entre algumas dessas personalidades do mundo dos negócios,
podemos destacar: Donald Trump, Robert Kiyosaki, T. Harv Eker, Roberto
Shinyashiki, Lair Ribeiro, Mauro Halfeld, apenas para citar alguns dos
mais influentes. Mais abaixo você poderá ver algumas citações feitas por
essas pessoas e, inclusive, um discurso do ex-presidente
norte-americano, Bill Clinton, referindo-se à indústria do Marketing
Multinível.
Mas o que é o Marketing Multinível
Trata-se de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, onde a divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a boca” feita por distribuidores independentes. Por esse trabalho, tais distribuidores recebem bônus, que seriam utilizados nas milionárias campanhas de propaganda tradicional. Além da indicação dos produtos, os distribuidores poderão indicar outros distribuidores e, assim, construir uma organização de escoamento de produtos com possibilidades de ganhos ilimitados.Reconhecimento da Indústria Multinível
O Marketing Multinível surgiu em 1903 e em 1979 tornou-se uma indústria reconhecida, quando o governo americano reconheceu a legitimidade da operação da Amway Corporation, na época a maior empresa do setor. Desde então, o modelo de negócio do MMN é entendido como uma legal maneira de distribuir bens e compensar desempenhos.Legitimidade Comercial do Marketing de Rede
Por quase todos os países do globo, milhares de empresas de Marketing Multinível faturam, ano após ano, bilhões de dólares, com total permissividade por parte dos governos e órgãos competentes. Trata-se de uma indústria estabelecida como qualquer outra, que recolhe impostos, gera empregos, oportunidades e riqueza para pessoas e nações.Os números do Marketing Multinível no Mundo
- De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma atividade de Marketing Multinível.
- Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing Multinível em suas grades curriculares.
- 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing Multinível.
- 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing Multinível.n
- 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com negócios baseados em Marketing Multinível.
- Nos Estados Unidos, empresas como Coca-cola, Colgate Palmolive, Cit Bank, entre outras, têm suas próprias divisões de Marketing Multinível ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas de suas linhas de produtos, com características pertinentes a esse sistema de vendas.
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